quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ponto de vista

Ponto de vista de duas acadêmicas do 1º ano do curso de Serviço Social sobre o Movimento Estudantil.


A universidade como ela é!

 

Entrei na universidade com uma concepção sobre ela, e nesses meses que tenho passado dentro desta, sinto como se tudo tivesse um lado negativo.

Apesar de não participar ativamente das discussões que os órgãos de apoio estudantil proporcionam, tento ficar a par do que é discutido e principalmente colocado em prática. Mas o que tenho visto é a questão do individualismo, um lutar por si mesmo. O que não poderia acontecer, pois no momento em que a pessoa se coloca à frente de alguma ideologia ou algo de bem comum, deveria olhar a todos e não a seu próprio umbigo, deixando de lado o benefício próprio.

Se colocar diante de estudantes que querem de algum modo lutar pelo seus direitos, dentro de um lugar onde a democracia e a liberdade de expressão seriam o ponto maior, é uma responsabilidade de quem realmente se interessa pelo “todo” e quer mudar de alguma forma o que está sendo colocado em prática. O apontamento dos problemas começa aí: a prática.

Teoria qualquer um pode ler, e tirar suas próprias conclusões, mas no momento em que isso tende a se tornar algo maior e adaptar para onde a mudança é necessária, exige uma expansão de pensamento do grupo que pretende que isso seja visto por todos.

O movimento estudantil teria que ser algo que aguça os estudantes o tempo todo, não só na hora da assembléia, da paralisação. Os cartazes teriam que ser na universidade como um todo, não só no dito “lugar dos estudantes”, pois a universidade é de todos, independente de você estar matriculado ou não.

Lidar com a burocracia imposta pelos que estão acima (digo “acima” pois há uma questão indiscutível de hierarquias no meio) é necessário e fundamental, mas deveria ser sem medo, sem receio de encontrar barreiras que negam  a participação direta dos que fazem a academia ser ela. Em com isso, a repressão vai vir. É lógico que vai, pois a movimentação vai estar fazendo as pessoas tomar consciência do que é delas por direito. Se não começarmos a nos defender pelos mesmos meios que não nos deixam caminhar, não teremos saída, simplesmente estaremos negando a mudança.

Sozinhos, o pessoal que está ativo regularmente nos DCE’s e CA’s, não são ninguém. Precisamos agir para que o movimento seja forte e não se dissolva, e que as portas da instituição e do próprio movimento, já citado tantas vezes, esteja sempre aberta a quem se dispõe a discutir ou somente ouvir o que os demais tem a dizer. Acima de qualquer discurso “bonitinho” ou tapinha nas costas é cobrar e ajudar a mexer!

Por: Marina Milani



No texto a seguir irei falar brevemente sobre a minha percepção em relação ao CA. Apesar de possuir uma perspectiva superficial do assunto acredito que falte união entre os estudantes para administrá-lo. Vejo que a maioria dos estudantes não se preocupa com o futuro do centro acadêmico possuem uma postura individualista não se preocupam com as dificuldades existentes.

O CA serve para defender os direitos dos estudantes, por esse motivo nós devemos auxiliar-lo nessa causa.

Ele é composto por um presidente, vice-presidente, secretária, vice-secretária, tesoureira, vice-tesoureira e possuem os seguintes propostas:

·            Lutar pelo auxilio estudantil;

·           Montar site do CA, juntamente com o site de Serviço Social;

·           Aproximação com outros CAs para a luta conjunta pelo auxilio estudantil. (RH Auxilio moradia, etc.);

·           Socialização de informações gerais, sobre ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO. (esclarecimentos sobre inscrições em projetos pedidos de bolsas etc.), principalmente a acadêmicos de 1º ano;

·           Construir eventos e atividades de extensão conjuntas a coordenação do curso, Nucress e associações de profissionais;

·           Gestinar junto às instancias administrativas do campus um espaço para os centros acadêmicos;

·           Participação intensa na revisão de diretrizes curriculares;

·           Trabalhar a questão das matriculas, que são feitas depois do inicio das aulas;

Mas não cabe somente a eles realizar estas atividades todos podemos colaborar para a realização das mesmas.

Afinal são os nossos interesses que estão sendo defendidos por eles.


Por: Jenifer Trevizan


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